Partilhamos as propostas das pessoas

Histórias do Coração Verde de Portugal nasce do desejo de envolver as comunidades na agenda climática local."
Duas aldeias e uma vila
Cada contributo faz-nos crescer
Jovens voluntários
Juntamos pessoas e ações
Encontro
de soluções
Todos participamos na mudança
A nossa história
Neste projeto a Associação MultiCulti, facilitadora de projetos e iniciativas do Mediterrâneo, colabora com Patricia Jenkins e Helena Lopes, da Media Shots. Ambas possuem ampla experiência em projetos que promovem a partilha de histórias de vida, a escuta de narrativas na primeira pessoa, o trabalho com comunidades sub-representadas, e os filmes participativos.
Patricia reside na Macieira, uma das aldeias do projeto que foi vítima dos grandes incêndios de outubro de 2017. Nessa época, a Patricia trabalhou com a comunidade para promover uma campanha de angariação de fundos online, que possibilitou arrecadar uma quantia para comprar árvores de fruto para replantio.
Partilhar histórias enquanto se apanham as azeitonas, durante passeios e jantares comunitários, ou quando se bebe um café faz parte da vida da aldeia. Com o fascínio por histórias e uma paixão por preservar e documentar a cultura local, Patricia e Helena conceberam um projeto de vídeo colaborativo que começaram a realizar de forma voluntária com os vizinhos da Patricia em Macieira - uma forma de 'retribuição’ à comunidade e de celebrar a sua história e cultura.
Goreti, proprietária do café, ajudou a divulgar e a organizar um primeiro 'Círculo de Histórias'. Antecipava-se a presença de seis pessoas, na realidade participaram 23. Partilharam-se histórias dos tempos antes da eletricidade, do período da telescola e das antigas formas de subsistência como a produção de carvão.
Todas estas histórias foram contadas com tanto entusiasmo e generosidade que serviram de inspiração para a candidatura ao concurso para projetos que promovem a Ação Climática da Fundação Calouste Gulbenkian, constituindo já um começo de bases sólidas no território, relação e confiança mútua.
A nossa prática
Partimos da ideia de que fazer um filme é uma excelente forma de reunir pessoas para explorarem questões, darem voz às suas preocupações ou simplesmente serem criativas e contarem histórias.
Utilizamos várias técnicas de vídeo para envolver a comunidade na criação do seu próprio filme. O processo, ensinado de forma simples e tecnologicamente acessível, pode ser extremamente capacitante. Ajuda os grupos a tomar medidas para resolver os seus problemas e a comunicar necessidades e ideias a decisores ou a outros grupos.
Para além de criarem filmes, que podem ser amplamente partilhados para disseminar conhecimentos e perspetivas, os participantes promovem discussões comunitárias, tanto dentro das aldeias como perante um público mais vasto.
O método possibilita o envolvimento nas estratégias de ação climática locais e municipais e uma consulta significativa a pessoas que estão frequentemente sub-representadas nos níveis de tomada de decisão nas suas comunidades.

Parcerias Felizes
Histórias do Coração Verde, nas aldeias de Macieira e Amioso e na vila da Sertã, vive do envolvimento das pessoas que nelas habitam, estudam e trabalham.
Para prosseguir esta finalidade, dando escala ao envolvimento local e a este projeto como contributo para o plano de Ação Climática local e regional, a Câmara Municipal da Sertã, a Junta de Freguesia do Troviscal, a Junta de Freguesia da Sertã, a Associação Macieira e a Associação Acramioso Amioso juntaram-se ao projeto com entusiasmo.
O projeto Histórias do Coração Verde foi selecionado pela Fundação Calouste Gulbenkian para fazer parte da Iniciativa Participação Climática. Com esta iniciativa, a Fundação Gulbenkian pretende promover a mobilização pública para a ação climática.
Uma plataforma com histórias e perspetivas
